Desclassificados do Ouro








Um grande contigente de homens livres, pobres, miseráveis, vivendo à margem da produção, comendo e vivendo mal e, por vezes, cometendo todo tipo de delitos e crimes. Sobre eles recaía todo tipo de repressão, pois representavam uma ameaça constante à hierarquia estabelecida pelos direitos régios. Para Laura de |Mello e Souza esses são os Desclassificados do Ouro, indivíduos para os quais o sistema produtivo não consegue satisfazer suas necessidades básicas. A origem social desses desclassificados era

" [...]predominantemente negra e mestiça, bastarda e oriunda de casas dirigidas por mulheres sozinhas. Franja da sociedade organizada, apresentava uma mescla curiosa de crime e trabalho, liberdade e cativeiro, norma e infração." (MELLO e SOUZA, 1986: 144)

Contudo, os desclassificados, ainda que considerados inúteis e perigosos para o sistema, foram de extrema importância em algumas atividades consideradas de risco como a repressão aos quilombos, a extração de minério em lugares difíceis, o combate aos índios do sertão, guarda e manutenção dos presídios, aberturas de estradas, formação de corpos de milícias e, por vezes, vanguarda nas zonas de fronteiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções