É possível experimentar Deus?





Deus é a expressão que traduz esta experiência do todo vivenciado e unificado. É experimentado como Fundamento último, Raiz primeira, Fonte originária de todo o ser, Alfa e Omega, Luz que tudo penetra, torna transparente e atraente (...)
A partir desta experiência unificante tudo pode ser sacramental, quer dizer, tudo pode se fazer portador da Divina presença. Por isso surge uma atitude de respeito, de veneração e de acolhida de todas as coisas. A espiritualidade neste caminho se faz pela contemplação reverente de todas as coisas. Pelo cuidar e acariciar e não pelo agarrar e manipular. Trata-se de captar o advento de Deus em todas as coisas, pelos sentidos corporais, nos sons, nas cores, nas sensações produzidas por tudo o que nos envolve. Mas também pelos sentidos espirituais da intuição, da visão interior, do sentido de unidade e do repouso no movimento.
BOFF, Leonardo. Experimentar Deus: a transparência de todas as coisas. Campinas: Versus, 2002.

Estando um dia em oração, senti estar minha alma tão dentro de Deus que não me parecia haver mundo, mas que estava embebida Dele. Foi-me dado ouvir o versículo do Magnificat: Et exultavit spiritus (E meu espírito exulta de alegria). Isso ocorreu de uma maneira que não posso esquecer.
Santa Tereza de Ávila. “Relações”. In: Escritos de Tereza de Ávila. São Paulo: Carmelitanas, Loyola, 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções