PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Respeito ao passado, desafio para o futuro

O Brasil tem vários monumentos, cidades, parques e sítios arqueológicos reconhecidos como Patrimônio Mundial. Resta agora que sejam preservados.

Em tempos de frequentes furtos e roubos de obras artísticas de museus, igrejas e mosteiros brasileiros – como as que foram retiradas do Masp (Museu de Arte de São Paulo) no final de 2007 (e recuperadas) e do Museu da Chácara do Céu em 2006 (ainda procuradas pela Interpol) –, vale refletir sobre como é feita a preservação do patrimônio histórico e artístico do País. Só na lista de bens reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial da Humanidade, constam 17 monumentos, cidades, parques e sítios arqueológicos do Brasil. O País é citado ainda outras duas vezes entre as Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial do mundo. Tantos títulos trazem a inegável vantagem de chamar a atenção para esses locais, objetos e culturas, que, por consequência, passam a ser mais vigiados em relação a sua preservação. Mas ser reconhecido como um patrimônio mundial, ou ser tombado pelo patrimônio nacional, não significa necessariamente que as ameaças estejam para sempre afastadas.

Confira na íntegra o texto de Giovana Girardi in:

www.horizontegeografico.com/revista


PATRIMÔNIO CULTURAL MUNDIAL SEGUNDO A UNESCO

* Ouro Preto (MG)
* Centro Histórico de Olinda (PE)
* Missões Jesuíticas, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
* Centro Histórico de Salvador (BA)
* Parque Nacional Serra da Capivara (São Raimundo Nonato, PI)
* Santuário de Congonhas do Campo (MG)
* Plano Piloto de Brasília (DF)
* Centro Histórico de São Luis (MA)
* Centro Histórico de Diamantina (MG)
* Centro Histórico da cidade de Goiás (GO)

Obras da natureza "valorizadas pelo olhar humano" são consideradas bens patrimoniais e como tal devem ser preservadas. A responsabilidade, nesses casos, é redobrada.

PATRIMÔNIO NATURAL MUNDIAL SEGUNDO A UNESCO

* Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu, PR)
* Reserva Mata Atlântica(remanescente contínuo que vai da Juréia, SP, à Ilha do Mel, PR)
* Costa do Descobrimento (reservas da Mata Atlântica, BA e ES)
* Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central (AM)
* Complexo das Áreas Protegidas do Pantanal (M BS e MT)
* Reservas do Cerrado (Parque Nacional das Emas e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO)
* Ilhas Atlânticas Brasileiras (Arquipélago de Fernando de Noronha, PE; e Atol das Rocas, BA)

Obras "imateriais" são para sempre.

Saberes antigos, formas de arte e artesanato originais e tradições culturais também devem ser preservados para que sua história não se perca.




O título de Patrimônio Natural Mundial confere uma espécie de vigilância redobrada quanto à conservação de um determinado ecossistema. O Brasil assinou a Convenção do Patrimônio Nacional, por meio do qual se comprometeu a proteger tais áreas. Se o País, obrigatoriamente, já deve preservar suas florestas, com os patrimônios, tem a responsabilidade ampliada.


Pelourinho, Salvador: o trabalho de recuperação da área, inciado em 1991, inclui não apenas a restauração do casario e das ruas, mas a revitalização artística, comercial e de segurança. Hoje, no local, funcionam lojas, galerias de arte, centros culturais e as sedes dos grupos afro Filhos de Gandhy e Olodum, que desenvolvem atividades com crianças de baixa renda.



Ilha do Campeche, em Florianópolis: tombado pelo Iphan em 2000, o local concentra a maior quantidade de inscrições ruprestes do litora sul do Brasil, 53% do que se conhece em toda a Ilha de Santa Catarina. Os problemas são os desmatamentos, o aumento de visitantes atraídos pelas praias e a falta de fiscalização dos paredões e costões onde estão os vestígios arqueológicos.



Samba de Roda do Recôncavo Baiano: é considerado não apenas um gênero musical, mas uma celebração, marcada pela utilização de percurssão e de violas, que virou símbolo nacional. Herança do tempo dos escravos, essa manifestação cultural foi considerada obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial pela Unesco e origem de outras manifestações como o samba e o jongo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções