Brasileiro sente orgulho do país


Pesquisa feita com quase 3 mil pessoas, em 22 cidades de todas as regiões, mostra que 33% têm amor incondicional pela nação
Renata Mariz
                                                     Zuleika de Souza/CB/D.A Press

Brasília – O país parece tingido de verde e amarelo depois da estreia da Seleção na Copa do Mundo. Não faltam camisas, chapéus, pulseiras, perucas, unhas… enfim, qualquer coisa que remeta às cores da nossa bandeira. Mas será que o patriotismo da população resiste ao fim do Mundial? Resultados inéditos de uma pesquisa feita com quase 3 mil pessoas em 22 cidades de todas as regiões mostra que a taxa dos muito orgulhosos com o Brasil é elevada, chegando a 33% da amostra, classificados de brasileiríssimos. Por outro lado, há 6% extremamente insatisfeitos com a nação, chamados de desiludidos.

“Os dois perfis extremos foram traçados com base na concordância absoluta de três perguntas-chave relacionadas ao orgulho de ser brasileiro, a viver em outro país e à preferência por produtos nacionais. Isso atrelado a outros dados”, explica Alessandro Bottini, diretor de planejamento da Nova S/B, agência que fez a pesquisa, intitulada Inova. Segundo Bottini, como o levantamento foi elaborado no fim do ano passado, o clima de Copa do Mundo não interferiu nos resultados. “Podemos afirmar que os dados estão limpos, por assim dizer.” Gerente executiva do estudo, Débora Weinberg explica que o objetivo foi ir além de uma mera pesquisa de mercado. “Procuramos desvendar também o perfil do brasileiro cidadão”, diz.

A conclusão, com base nas diferentes perguntas dirigidas a pessoas de 18 a 65 anos das classes A a D, é que o brasileiro sente orgulho do país. “Na média, todos se dizem orgulhosos. Mas os classificados como brasileiríssimos cultivam esse sentimento de forma mais forte. São os que têm convicção de que se vive melhor aqui que em outros lugares, que dão preferência ao que é feito aqui. Ou seja, que vestem a camisa mesmo depois da Copa”, explica Bottini. Para ele, o índice de 3,3 brasileiríssimos a cada 10 brasileiros pode ser considerado bem satisfatório. “Talvez venha da situação atual do país na área econômica. A outra categoria, os desiludidos, é de apenas 6%”.

O professor de educação física Fabiano Vassalli, de 23 anos, transita entre brasileiríssimo e insatisfeito. Embora considere que o país esteja piorando, de uma forma geral, nos últimos anos, ele conta que o verde e amarelo na sua indumentária não se restringe à época da Copa. “Sempre que viajo para fora, faço questão de levar minha bandeira. É claro que se tivéssemos mobilização igual à que temos nesta época para reivindicar nossos direitos, o Brasil seria melhor”, destaca. De peruca, óculos e bandeira, Fabiano ainda procurava uma camiseta colorida três horas antes do jogo, ontem, para arrematar o figurino.

VIDA NO EXTERIOR Os pesquisadores analisaram algumas perguntas isoladas, fazendo recortes por cidades. Em Brasília, 71% dos entrevistados disseram ter orgulho do país, contra a média nacional de 64%. Para 45% dos moradores do DF, vive-se melhor no Brasil que em outros países. O total da amostra com essa opinião foi de 53%. Por outro lado, o orgulho pode não significar necessariamente apego. Trinta e sete por cento dos entrevistados em Brasília morariam em outro país, se pudessem, contra 31% da média geral dos pesquisados.

 IN: ESTADO DE MINAS. 16 de junho de 2010.

E VOCÊ, SENTE ORGULHO DE SER BRASILEIRO?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções