Cidade do Cabo


Marcada pela diversidade, a Cidade do Cabo é considerada o ponto de fusão de várias culturas diferentes no sul do continente africano. É muito difícil encontrar um motivo para não se apaixonar pela paisagem idílica situada entre o oceano e uma cadeia montanhosa de tirar o fôlego. A simbólica Table Mountain eleva-se 1.086 metros acima da cidade e é usada como ponto de referência por marinheiros. Em um dia claro, o cume achatado da montanha pode ser visto 200 quilômetros mar adentro.

A "Cidade Mãe", como é conhecida na África do Sul, possui uma abundância de atividades contrastantes, desde a tranquilidade das famosas praias do Atlântico até a agitação das cores vibrantes de Bo-Kaap. Hout Bay é um ótimo local para pescar, especialmente atum e lagostim, e a histórica base naval de Simon's Town possui um passado fascinante.


O calçadão de Victoria and Alfred (V&A) é um ótimo lugar para fazer compras, além de abrigar o Two Oceans Aquarium, que mostra a vida marinha dos oceanos Atlântico e Índico. Long Street é há muito tempo um local de vida noturna agitada e concentra uma riqueza de museus a serem descobertos. A área do Cabo Ocidental é conhecida como uma região de vinicultura, com programas de passeios pela "rota do vinho".


A Cidade do Cabo tem claras influências da Malásia, remanescentes do tempo em que a rota das especiarias passava por suas praias. Também há muitos estrangeiros que fizeram da cidade o seu lar, resultando em uma mistura de culturas bastante cosmopolita.


História
Os primeiros habitantes da Cidade do Cabo teriam se estabelecido na área em torno do ano 100.000 a.C., quando grupos de caçadores perambulavam pela Península do Cabo. Com a chegada dos navegantes europeus, em 1652, o local se tornou um abrigo para marinheiros que viajavam pela costa da África na rota das especiarias para a Índia.


A cidade também teve um papel importante na história contemporânea da África do Sul. Um dos pontos mais característicos da Cidade do Cabo é a Ilha de Robben, local que começou a receber presos políticos em 1898. A ilha ficou famosa pelo cárcere dos homens acusados no Julgamento de Rivonia, como Nelson Mandela, Oliver Tambo, Walter Sisulu e muitos outros.


A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul desde 1910. Os Palácios Parlamentares, ainda em uso hoje em dia, foram construídos em 1885.


Futebol
A cidade formou muitos dos mais recentes astros da seleção sul-africana, como Shaun Bartlett, Benni McCarthy e Andre Arendse, além de ex-craques como Albert Johannensen e David Julius, que atuaram em grandes clubes europeus.


O local também produziu muitos outros grandes atletas que jogaram nos melhores times do Velho Continente. Um exemplo é o ex-jogador Quinton Fortune, contratado pelo Manchester United em 1999.


O maior artilheiro da seleção sul-africana em todos os tempos, Benni McCarthy, fez sucesso internacionalmente, vencendo a Liga dos Campeões da Europa com o Porto, comandado pelo técnico José Mourinho. Ele também foi artilheiro do Campeonato Português e é um dos jogadores sul-africanos mais aclamados dos últimos dez anos.


Bartlett jogou pelo Zurich da Suíça em 1998 e se transferiu para o Charlton Athletic da Inglaterra em 2000. Durante o período no Charlton, ele ajudou o clube a consolidar a sua posição na Premier League.


Em 1971, o já extinto Hellenic FC foi o primeiro time da Cidade do Cabo a conquistar um título nacional, logo seguido pelo Cape Town City. Em 1995, o Cape Town Spurs fez a festa e conquistou os títulos do Campeonato Sul-Africano e da Copa da África do Sul. Com o passar do tempo, os três clubes acabaram fechando as suas portas.


O Ajax Cape Town e o Santos, campeão nacional em 2001/02, continuam a conservar o futebol profissional vivo na cidade. O Ajax tem um convênio com o xará holandês de Amsterdã, e a parceria entre os dois clubes já lançou a carreira europeia de muitos jogadores, como Steven Pienaar, Aaron Mokoena, McCarthy e muitos outros.


A Cidade do Cabo tem quatro equipes que competem na segunda divisão do país: Ikapa Sporting, FC Cape Town, Hanover Park e Vasco da Gama, esta última batizada em

homenaghttp://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities/city=19224/profile.htmlem ao clube brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções