Pular para o conteúdo principal

Mangaung / Bloemfontein

 
No coração da província de Free State, situa-se a artística cidade de Mangaung/ Bloemfontein, lar de alguns dos mais fanáticos torcedores do país. Os espaços abertos da cidade refletem a transparência da sua população: amigável, calorosa e serenamente respeitável. Os cidadãos são uma combinação única da tranquilidade rural e da vida agitada da metrópole.
Mangaung/Bloemfontein é a capital judiciária sul-africana e também a capital da província de Free State. A cidade é a sexta maior da África do Sul. Mangaung significa literalmente "lugar dos guepardos" em soto, uma das 11 línguas oficiais do país. Por outro lado, Bloemfontein significa literalmente "fonte das flores" em holandês.
O Tribunal de Recurso, a mais alta corte da África do Sul, tem a sua sede em Mangaung/Bloemfontein, uma magnífica sala de audiências com painéis de ocotea construída em 1929. A riqueza cultural e histórica transparece em um rico patrimônio arquitetônico, como o magnífico prédio de arenito da Prefeitura, construído por Sir Gordon Leith, além do grande número de museus e monumentos. A cidade também possui a sua própria reserva ecológica de animais selvagens.
Free State faz divisa com quatro das nove províncias sul-africanas e fronteira com o Lesoto. O Parque Nacional Golden Gate, na região leste da província, possui penhascos de arenito que se iluminam em tons de dourado quando o sol os atinge. A cratera de Vredefort foi formada há mais de dois bilhões de anos é a mais antiga depressão causada por impacto em todo o mundo. Já a enorme represa de Gariep é um dos locais prediletos para quem mora em Free State ou Gauteng, ambas as províncias sem litoral próprio.
História
O chefe Yoruka e o povo barolong se estabeleceram na área próxima a Thaba Nchu no início da década de 1830. No final do mesmo século, a província de Free State tornou-se o lar do chefe Moshoeshoe e do povo basotho. A área se tornou um local seguro para as tribos que fugiam do rei Shaka Zulu.

O município de Mangaung foi formado no final de 2000 pela fusão dos conselhos locais provisórios de Bloemfontein, Botshabelo e Thaba Nchu e dois conselhos rurais. Apesar de estar unida sob uma autoridade municipal desde 2000, Bloemfontein foi inicialmente fundada por colonizadores holandeses e ingleses na metade do século XIX. Dizem que Bloemfontein recebeu o seu nome por causa da abundância de flores que cresciam em torno de uma fonte na fazenda do colonizador holandês Johannes Nicolaas Brit.
Futebol
Na África do Sul, Bloemfontein é conhecida como o berço de alguns dos torcedores mais enfeitados e coloridos do país, famosos por seu entusiasmo e cantoria durante os jogos. O Bloemfontein Celtic é o time de futebol mais popular da cidade, com uma torcida conhecida como Swielele. O uniforme é bastante parecido com o do Celtic da Escócia, com faixas horizontais verdes e brancas. O Free State Stars é outro time profissional da província.
O futebol começou a ser jogado em Bloemfontein em 1891, quando o território era uma república Boer independente conhecida como Oranje Free Staat. Clubes famosos como Aberdeen, Dundee United (ambos da Escócia), Newcastle (Inglaterra), Ajax (Holanda) e Frankfurt (Alemanha) jogaram algumas partidas no território. O Bloemfontein City foi por um período breve o primeiro clube profissional da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções