Memorial do Imigrante

                                    Imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro.

                                                         Imigrantes poloneses


 


Colonos italianos chegando na Hospedaria de Imigrantes, no Brás, São Paulo, final do século XIX.


A riqueza do Memorial do Imigrante está inscrita nos conjuntos documentais depositados em seu acervo e acumulados durante os anos de atividade da Hospedaria de Imigrantes: são documentos textuais, iconográficos, alem de objetos.


Cidadania significa qualidade ou nacionalidade de cidadão, em que cidadão vem a ser indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado.

        A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14
        Os descendentes de imigrantes de países que adotam o "jus sanguinis" - direito de sangue - têm, em princípio, direito a um passaporte expedido por seu país de origem. Diversamente dos países de emigração, o Brasil adota o princípio do "jus soli" - direito do solo - pelo qual todos os nascidos no Brasil são cidadãos brasileiros. Os descendentes de imigrantes, nascidos no Brasil, enquadrados nos dois princípios, têm direito a dupla cidadania e, desse modo, podem ter dois ou mais passaportes: o brasileiro e o do país de seus ascendentes.

        Poder transitar livremente pela Europa sem se importar com a duração dos exigentes vistos de permanência nos países é uma idéia que fascina muitos brasileiros. Prolongar a estadia lá fora, então, com um emprego na Itália, Alemanha e demais países membros da CEE - Comunidade Econômica Européia, faz muito aventureiro sonhar acordado num universo sem limites. Burocracias à parte, o processo em alguns casos é relativamente longo, uma vez que a pesquisa da árvore genealógica requer tempo, obstinação e paciência.

        Frente a isso, o Projeto Imigrantes surge como uma ajuda providencial às pessoas que pesquisam seu passado, visando a obtenção da dupla cidadania. Isso se dá, pois fornecemos, de maneira informatizada, dados importantes tanto dos registros de entrada, como também, em alguns casos, de batismos, casamentos e óbitos.

        VANTAGENS AUFERIDAS COM A DUPLA CIDADANIA:

        - Facilidade de locomoção na Comunidade Européia sem vistos
        - Rapidez no check-in alfandegário
        - Possibilidade de fixar residência sem a necessidade de vistos
        - Estudar e trabalhar legalmente como qualquer cidadão europeu

        Mas, como fazer a solicitação da dupla cidadania?

        O processo de solicitação da dupla cidadania dependerá das leis vigentes no país de origem do imigrante. Para mais informações, procure o consulado do país correspondente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções