Pular para o conteúdo principal

Nelson Mandela Bay/ Port Elizabeth





Batizada em homenagem ao homem que é um dos maiores estadistas do mundo e um verdadeiro ícone sul-africano, a cidade de Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth é um dos destinos mais procurados do país e o local onde será definida a terceira melhor seleção da Copa do Mundo da FIFA 2010, no dia 10 de julho.


Conhecida como "A Cidade Amiga", ela é cercada por praias paradisíacas, ao mesmo tempo em que ostenta um dos portos mais movimentados do país. Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth é considerada o centro da indústria automobilística do país e fica localizada na província de Eastern Cape, de onde saíram alguns dos sul-africanos mais ilustres do país, como o próprio Mandela, o ex-presidente Thabo Mbeki e vários líderes da luta contra o apartheid, com destaque para Steve Biko, Chris Hani, Walter Sisulu e Oliver Tambo.




Os seus edifícios retratam, como uma verdadeira linha do tempo, as mudanças arquitetônicas que a cidade enfrentou desde o século 19. A Opera House é um bom modelo do estilo vitoriano, mas é possível encontrar também a mais rica diversidade de prédios Art Nouveau da África do Sul.

A 30 minutos de estrada dos mais luxuosos game lodges, como são conhecidos os hotéis de cinco estrelas localizados no meio da selva, Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth é um ótimo ponto de partida para se descobrir os encantos da província de Eastern Cape. O ecoturismo é quase obrigatório em uma região que, com cinco biomas, é um exemplo da diversidade geográfica da África do Sul.

A cidade fica a poucas horas de carro de uma costa ensolarada cheia de praias selvagens e também do vilarejo de Hogsback, que teria inspirado o autor J.R.R. Tolkien a escrever O Senhor dos Anéis.

História


Inicialmente habitada pelas etnias khoi e san, que viviam da caça e da colheita, a região serviu mais tarde como lar do povo xhosa, que se estabeleceu às margens do rio Sundays. Os primeiros colonos britânicos chegaram a Port Elizabeth em 1820, e, apesar da resistência dos xhosas, a cidade portuária logo se transformou no portão de entrada da África do Sul para os novos exploradores. Antes da corrida pelo ouro em 1896, o comércio de lã, mohair e plumagem de avestruz garantiu a prosperidade do porto.

No dia 6 de junho de 1820, o governador da Colônia do Cabo, Sir Rufane, batizou Port Elizabeth em homenagem póstuma à sua esposa Elizabeth, que havia morrido na Índia. Já a cidade de Uitenhage, fundada em 1804 por um official do governo holandês chamado J.A. de Mist, possui vários edifícios antigos, como o Drostdy, de 1815, e a prefeitura, de 1882.

Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth foi um importante núcleo da resistência contra o regime opressivo do apartheid. Em 2000, Port Elizabeth passou a fazer parte do Município Metropolitano de Nelson Mandela Bay, que inclui também as cidades de Dispatch e Uitenhage.

Futebol


Futebol, rúgbi e críquete são os esportes mais populares do país e, portanto, é natural que alguns dos melhores jogadores de cada modalidade tenham sido revelados na província de Eastern Cape.

Até recentemente, o único clube da cidade que figurava na elite do futebol sul-africano era o Bay United, mas o rebaixamento da equipe deixou a população local sem nenhum representante na divisão principal. A glória já coube também ao Michau Warriors, que caiu em 1997, e ao PE Blackpool, integrante do campeonato profissional de 1991, que unificou todas as ligas até então existentes. Dentre os jogadores originários da região estão o zagueiro Frank Schoeman, o polivalente Patrick Mayo e o atacante Elrio van Heerden.

Em 1996, a cidade recebeu partidas da primeira fase e das quartas-de-final da Copa das Nações Africanas no Estádio EPRFU. Em 2003, a África do Sul venceu Trinidad e Tobago por 2 a 1 em um amistoso em homenagem a Nelson Mandela. O jogo comemorativo voltou a ocorrer dois anos depois, com a derrota dos sul-africanos por 3 a 2 para o Senegal.




 
Localizado às margens do Lago North End, o Estádio Nelson Mandela Bay é o primeiro dedicado ao futebol na cidade e nos arredores. Construído para a Copa do Mundo da FIFA 2010, ele ficou pronto um ano antes de se iniciar a maior competição do planeta.
O estádio vai sediar a disputa pelo terceiro lugar e uma partida válida pelas quartas-de-final, além de outros seis jogos. Entre os atrativos, estão o singular desenho da cobertura e a vista espetacular para o Lago North End. O campo receberá grama natural, mas na área em torno dele ela será artificial.
Antes da construção desta arena multiuso, todas as partidas internacionais de futebol eram disputadas no Estádio EPRU, usado principalmente para o rúgbi. Agora a cidade tem um estádio inteiramente novo, que inclusive já recebeu o acirrado clássico do Soweto entre Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, um jogo que costuma lotar arquibancadas na África do Sul.
 
http://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities/city=4961/profile.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções