Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

"No alto da Serra da Piedade, magnífica arquitetura divina, casa de clemência e bondade da Mãe da Piedade, padroeira de Minas Gerais."

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, num cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar. Além de ser um local convidativo à reflexão, à oração e ao encontro com Deus, o Santuário é uma atrativa opção para quem procura um momento de relaxamento e contato com a natureza.
Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas. Em dias mais frios e nublados, o espetáculo é ainda mais bonito. Do topo da Serra da Piedade descortina-se uma deslumbrante paisagem do verde das matas subindo e descendo montanhas, de onde avista-se também cinco cidades: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará.



JUBILEU DE OURO DO SANTUÁRIOEm 2010, comemora-se o cinquentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais.
Este ano jubilar será vivido em meio a muitos empenhos pela preservação do conjunto de tudo o que constitui este grande dom de Deus, o Santuário de Nossa Senhora na Serra da Piedade. Os esforços incluem o cuidado e melhorias de toda a infraestrutura do Santuário para proporcionar aos fiéis as melhores condições para sua peregrinação, vivência espiritual e deleite desta beleza singular e tão única.  

HISTÓRIA

Os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério e, ao lado, uma igreja dedicada à Nossa Senhora, Santa pela qual tinham grande devoção.



Venerada há mais de dois séculos, a Santíssima Virgem Maria teve decretada, através das Letras Apostólicas "Haeret animia" de 20 de novembro de 1958, o título de Nossa Senhora da Piedade e Padroeira do Estado de Minas Gerais. Para solenizar fato de tamanha importância, chegou à capital mineira, em 14 de maio do mesmo ano, a imagem que se cultua até hoje na Serra da Piedade.
Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do Processo de nº 526-T-55; Inscrição nº316, Livro Histórico, folha 53; Inscrição nº 16, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, folha 04, de 26 de setembro de 1956.

O Papa João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade Padroeira do Estado de Minas Gerais, em1958. Em 1960, houve a solenidade de consagração da imagem de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado de Minas Gerais.
Dois fatos importates marcaram o ano de 2004: O governador do Estado sancionou a Lei nº 15.178/04, em 16 de junho, que define os limites de conservação da Serra da Piedade, considerada Área de Proteção Ambiental, em cumprimento do disposto no & 1º. do Art. 84 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais. E o tombamento Municipal do Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural da Serra da Piedade - Decreto no.2.067/04, de 20 de dezembro de 2004.

O cinquentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais é celebrado em 2010.

A escultura de Nossa Senhora da Piedade, esculpida no século XVIII, é de autoria de Antônio Francisco Lisboa (O Aleijadinho).

INFRAESTRUTURA
O local, que tem seu percurso todo asfaltado, possui ampla infraestrutura para receber os visitantes: lanchonete, casa dos romeiros  e estacionamento. A Casa dos Romeiros, construída para orações, meditações e seminários, destaca-se pelo seu audacioso projeto arquitetônico.

PEREGRINAÇÕES
O Santuário é um lugar de encontro sacramental com a Palavra do Senhor, local sagrado de acolhimento e símbolo da comunhão da eclesial. Por isso, todos os anos, milhares de fiéis fazem peregrinações em direção ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade.
Principais períodos de peregrinação:

- Quaresma: peregrinações penitenciais aos domingos
- Agosto a setembro: peregrinações do Jubileu
CELEBRAÇÕES-
De terça a sexta-feira: 15h
- Sábado: 11h
- Domingo: 9h30m, 11h e 16h


VISITAÇÃO E HOSPEDAGEM 

O Santuário está aberto para visitação durante todos os dias da semana, de 8h às 17h. Para os visitantes que desejarem vivenciar por mais tempo este momento de espiritualidade e fé, e aproveitar as belezas naturais da Serra da Piedade, a Casa dos Romeiros oferece serviço de hospedagem para até 38 pessoas.

Para mais informações sobre os serviços de hospedagem, reservas e tarifas, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3651-1672.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Padroeira do Estado de Minas Gerais


Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, / recorro à vossa proteção, / e a vós consagro minha vida, de discípulo(a) missionário(a).
      Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito, agora, confiante, minhas súplicas e necessidades.
(silêncio para fazer pedido de graça)
      Alcançai-me o que vos peço; guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

                                      Dom Walmor Oliveira de Azevedo
                              Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

IN: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/atuacao.php?id=190

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções