Assim se benze em Minas Gerais

“Assim se Benze em Minas Gerais” dos escritores Núbia Pereira de Magalhães Gomes e Edimilson de Almeida Pereira, recebeu a primeira menção honrosa no Concurso Nacional de Folclore Sílvio Romero/FUNARTE, em 1987.

Recomendo  aqueles fascinados com a arte de curar e que acreditam no conhecimento da medicina de Deus e dos mitos. É antes de tudo é um importante acervo para a cultura popular brasileira.
Uma pequena mostra do estudo desses autores que carinhosamente autografaram para a minha grande amiga Fatima,

O silêncio guarda a Palavra Sagrada. Ouçamos o silêncio. O Carinho, Edmilson (17/01/90);
Amor e carinho a gente aprende em família mesmo. Te gosto tanto! Tia Núbia (17/01/90).

Espinhela caída e ventre virado talvez seja um dos males que mais afetam "os filhos de Deus": é a "entrada" de um osso (o apêndice xifóide ou espinhela) que produz  vômitos, enjôos, falta de ar, cansaço. (...)
O benzedor, ao empregar a palavra sagrada no momento propício, liberta juntamente com a ela a força regeneradora dos tempos primordiais. Com a força da palavra é que se pode curar o ventre virado:

"Fala-se:

"Benzo fulano de ventre virado
Com as palavras da Senhora Santana
Santana mãe de Maria
Maria, mãe de Deus
Deus nosso pai
Tão santas, santas palavras.
Santa missa no altar
Encomenda minha alma, Jesus
Minha santa bela cruz
Meu santo rei David
Santíssima Trindade
Meu São Romão,
Está coroado, não por coroá
Bicho achado, não achá
Cão danado, não por daná
Homem vivo, meu perigo
Homem morto, meu encontro
Cruz da fonte, cruz do monte
Os inimigos comigo não encontrarão
Arreda daqui Santanás
Santo anjo da minha guarda
Santo anjo do meu nome
Assim como vós me guardaste
Do perigo da noite
Guardai-me do perigo do dia
Livrai-me da morte ruim
Livre-me da cobra
E dos bicho mau peçonhento
Os inimigo que não cheguem em mim." (PONTE NOVA)

Onde estiverem,  os nossos aplausos a Núbia e ao Edimilson!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções