Festival de Inverno - Ponte Nova



Foto: Grupo Aruanda 




A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Ponte Nova realiza de 18 a 25 de julho, a 4ª edição do Festival de Inverno de Ponte Nova. Na programação constam: cursos, oficinas, espetáculos de dança de rua, shows musicais com artistas de renome nacional, artistas locais e da região; circuito de cinema, espetáculo de palco, teatro de rua, feira de artesanato, exposições de cultura e simpósio sobre política cultural do município. O evento mostrará um histórico show de Tunai, artista pontenovense, que comemora 30 anos de carreira, se apresentará ao lado de Wagner Tiso, músico mineiro de expressão internacional, um dos criadores do "Clube da Esquina" (vide abaixo). Eles iniciam turnê comemorativa em nossa terra e depois percorreram dezenas cidades brasileiras e estrangeiras.

 Programação
Dia 18/7 (domingo), a partir de 9 horas, abertura oficial na Praça de Palmeiras, com apresentações das Corporações Musicais Santíssima Trindade e União 7 de Setembro;  grupo Zimbábue, de dança afro; grupo de "Street dance", com alunos de oficina mantida pela parceria entre a Prefeitura numa parceria com o Núcleo de Dança de Viçosa e Mundial Center e roda de capoeira com a Fundação Artes das Gerais. 
                  

A programação continua na segunda-feira (19/7), a partir de 14 horas, na Escola Municipal José Mariano, com oficina de artesanato através das artesãs, da Associação de Artesãos de Ponte Nova, Asapon; oficina de cenografia teatral, com o artista plástico Ayrton Pyrtz; e oficina de arte circense com Tiago Souza e integrantes do Circo Piuím que será realizada na Praça de Palmeiras. As oficinas tem sequencia nos dois dias seguintes. As 17 horas abertura de Exposição Coletiva, no Milla Center. E a partir de 18 horas, na Praça de Palmeiras tem início o circuito de cinema com a exibição do filme "O Lugar", direção da cineasta Cristina Reis. As 19 horas, exposição fotográfica "Bastidores", de Marcelo Carvalho, no Lanna Shopping.

 No dia 20, a partir de 17h30min, a praça de Palmeiras recebe os atores da Cia Teatro de Bolso, de Ponte Nova, com o espetáculo "Homenagem ao poeta do riso". Em seguida, continua o circuito de cinema com o filme "Canto de Calamboteiros", do artista e jornalista pontenovense radicado no Rio de Janeiro, Délcio Teobaldo. A produção cinematográfica será seqüenciada por show de "dança de rua", e "dança de quadrilha da   Terceira Idade.

 Na quarta-feira (21/7), de 14h as 18h, a Secretaria de Cultura promove o Simpósio sobre política cultural do município, na sede social da SE Primeiro de Maio.

No dia seguinte, quinta-feira (22/7), a Academia de Letra de Ponte Nova, Alepon, realiza sessão solene lítero musical, na sede social do Esporte Clube Palmeirense, com destaques para as apresentações dos corais "Tom Maior", de Mariana, e Capella, de Ponte Nova, além da orquestra e Sopro da Fundação Menino de Jesus.
        
No sexto dia (23/7), no salão nobre do Pontenovense Futebol Clube, a partir de 20 horas, a peça teatral "Velório pra morrer de rir", de Thadeu Santos e Rogério Freiz. Em Palmeiras, apresentação do Grupo de Capoeira Artes das Gerais, núcleo do bairro Copacabana , na Praça de Palmeiras. No mesmo local, a partir de 20 horas, o Festival terá um de seus melhores momentos com a realização do "20h ROCK UNDERGROUND" com shows das bandas – "Aboio Blues, Dog Jones e JL2".

 O penúltimo dia do Festival de Inverno, sábado (24/7), será recheado de atrações que atenderão as mais diferentes tendências:  As 9 horas,  na Praça de Palmeiras,       "Varal Literário" sob a coordenação da Academia de Letras de Ponte Nova; oficina de utilização de feltro, na Escola Municipal José Mariano, pela Asapon; as 11 horas, na Escola de Percepção Musical, na rua Dom Bosco, esquina com a subida do Colégio Salesiano Dom Helvécio, o cantor, compositor e interprete, Fafá da Barra, natural de Barra Longa, realiza show de lançamento de seu novo CD.
 À noite, a partir de 18 horas, um dos mais importantes grupos artísticos do País, o grupo folclórico Aruanda, de Belo Horizonte, apresenta "Danças das Brasileiras", no ginásio poliesportivo do Palmeirense. Leia mais sobre o grupo em matéria abaixo.
 A partir de 19h30min, na praça de Palmeiras, a Secretaria de Cultura promove a Noite dos Violeiros: com o violonista mineiro, Chico Lobo e Trio, mais Lauro Vicari, Ramom & Rozado. Noite imperdível.

 No domingo (25/7) de encerramento, a Praça de Palmeiras terá na parte da manhã, Varal literário, Mostra Culinária de Ponte Nova, Congado, Poesia Musicada, com o Grupo Koyza, Folia de Reis, Marujada, e dança Afro.

 À noite Tunai realiza espetáculo comemorando 30 anos de carreira, tendo como convidado especial Wagner Tiso. Um show histórico.

"O Festival atingirá o gosto eclético de nossa população. Com apoio de vários parceiros o Festival foi concebido, sob absoluta confiança do prefeito Joãozinho de Carvalho, e objetiva valorizar as expressões culturais de Ponte Nova e da microrregião. O evento é muito importante para a cidade e ganha uma nova roupagem. Gostaria de informar que o público interessado em assistir os espetáculos, nos ambientes fechados, devem procurar a Semcelt para pegar seus ingressos, levando um quilo de alimento não perecivel", declarou o Secretário Gilson Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções