Jornais na internet


Renato Venâncio vasculha o acervo das coleções dos jornais Última Hora, Jornal do Brasil e Lampião, que estão disponíveis na internet e abrem novas perspectivas de pesquisa.



Nos últimos tempos, têm se multiplicado os acervos jornalísticos disponíveis na internet. Primeiro foram jornais do século XIX, conforme noticiado nesta coluna. Agora, é a vez dos jornais do século XX - a cada dia novas coleções podem ser consultadas e lidas gratuitamente.

Esse é o caso, por exemplo, do jornal Última Hora, presente no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A coleção disponível, embora incompleta, cobre um vasto período, indo de 1955 a 1969. No site, há instrumentos de pesquisa diferenciados. É possível, por exemplo, realizar buscas por ilustrações, recuperando charges ou fotografias de época. A coleção do Jornal do Brasil também é de enorme importância, tendo em vista o papel desse órgão de informação na história contemporânea. A iniciativa coube ao Google News.

Trata-se de um projeto ainda em fase de revisão, cuja proposta engloba a coleção a partir da data de fundação do periódico, em 1891, até 1999. Embora existam lacunas, os exemplares da década de 1930 em diante já estão disponíveis. Outra boa notícia é a de que a antiga imprensa alternativa também está invadindo a web. Numa iniciativa pioneira, o blog Grupo Dignidade, em parceria com o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott, disponibilizou uma valiosa coleção do jornal Lampião, referente ao período de 1978 a 1981.

In: Revista de História

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções