27 de novembro - Dia de N. S. das Graças


Desde 1992 visito a cidade de Urucânia, localizada na Zona da Mata Mineira, ouvindo as memórias do povo que circula em busca de curas e milagres. Instigada como este universo recebe tantos romeiros, debrucei-me sobre os arquivos, fotos e documentos...

O livro de Tombos da Paróquia de Urucânia, p. 49-50, 1.1,2 registra:


"No dia 11 de fevereiro de 1947, chega em Urucânia o Padre Antônio(...). Em abril chega o primeiro caminhão procedente do Espírito Santo, creio, de Castelo, trazendo aproximadamente 50 pessoas. A maior parte era alcólatra, outros doentes e aleijados obtiveram a graça, segundo fui informado, daí o início das romarias. Urucânia era pequena para suportar dez, quinze a vinte mil pessoas diariamente; todos ansiosos por um lenitivo ao menos aos seus grandes males: todos desejavam ver, falar, tocar em Pe. Antônio (...). Quantos atestam beneficiados por Nª Sª das Graças... Neste terreno, nada me cabe adiantar, senão as autoridades competentes. Afirmo "de visu" as conversões inúmeras de maçons, espíritas, protestantes... Pois em quase dois anos, ouvi 65.000 confissões. Houve mais de 20.000 1ª Comunhões de adultos. Por estes dados matemáticos, é fácil imaginar o trabalho insano do vigário. Em dezembro de 1948, dia 8, pede Pe. Antônio, pelo Amôr de Deus, aos dirigentes da Rádio Nacional e jornalistas presentes, não mais dessem notícias. Os romeiros gratos depositavam sobre o altar de N. S. das Graças, esmolas voltosas que eram depositadas em bancos a pedido do Pe. Antônio. Os anos de 1947, 1948, 1951, houve acúmulo de romaria, estragando a matriz. Em 1949 foi aliviada a Romaria. Em 1950 houve aumento da Igreja e com compra de um relógio."


Nota-se como todos desejavam ver, falar e tocar no Pe. Antônio quando vivo; hoje, aproximar do seu túmulo ou da imagem de N.S das Graças muitos dizem sentir curados ou abençoados. Sem dúvida, Pe. Antônio foi um líder que com doçura, energia e carisma divulgou e propagou a devoção à N. S. das Graças não só no Brasil mas pelo mundo (centenas de cartas estrangeiras da América e da Europa constam do arquivo do Museu Pe. Antônio, ressaltando os seus poderes de santo e como líder messiânico). Ele foi e é o que aos olhos de cada um tem familiaridade e intimidade: "Milagreiro, espírita, homem de fé, homem do povo, venerado, exorcista... Santo!"

A cada 27 de novembro, Urucânia celebra a festa de N.S das Graças. Nesta terra, desesperados encontram alento para suas vidas e Pe. Antônio é acordado, marcando o seu tempo, podendo ele ser eterno para aqueles que o amam com seu carisma de bondade e espiritualidade.

Vá a "Meca Brasileira" - Urucânia e sinta os progídios da fé!



Se você é devoto de N. S. das Graças, conhece relatos e tem experiências de fé através de Pe. Antônio Ribeiro Pinto, dê notícias através deste blog.


Ana Luiza Fernandes de Oliveira Dias
Especialista em História e Pedagogia, MS em Economia Doméstica

Comentários

  1. Olá Ana Luiza,
    Depois acesse: http://padreantonioribeiropinto.wordpress.com/
    Tem relatos de fé e um pouco mais sobre a vida de Padre Antônio.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções