A liberdade não é uma dádiva, mas uma conquista!



Em 09 de janeiro de 2003 o presidente Luis Inácio Lula da Silva, juntamente com o ministro Cristovam Buarque, sancionou a Lei nº 10.639, tornando obrigatória a inclusão, no currículo oficial de ensino, a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o País.
Percebe-se que no Brasil atual ganha força a corrente de opinião que defende que as desigualdades raciais ou sociais só podem ser combatidas com ações e políticas que reforcem essas identidades raciais. É o Estado que abdica de seu discurso nacionalista em favor de uma multiplicidade de idiomas e identidades que harmonizam a partir de regras de convivência social e democrática, sintetizados no direito de cidadania (GUIMARÃES,  2006,  p. 8).
            Foi nesse contexto de políticas públicas e  da inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial de ensino que, como professora de História, aproximei-me de dados oficiais do Projeto Quilombos Gerais (CEDEFES,  2005), que mostravam a existência de cerca de 336 comunidades negras identificadas no Estado, em sua maioria, ainda não reconhecidas e tituladas. Pude constatar também que o referido projeto reconhecia no Município de Ponte Nova, Zona da Mata de Minas Gerais, quatro localidades negras: a de Abre Campo, Baú, Fátima e São Pedro, as quais se caracterizam como comunidades urbanas. 

Assim, comprometida com a promoção do ser humano na sua integralidade, estimulando a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e as características próprias dos grupos afro-descendentes o PROJETO EXPRESSO CULTURAL PONTE NOVA,  realizado na Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna procurou reconhecer, valorizar, divulgar e respeitar a história dos grupos afro-descendentes do município de Ponte Nova. 


 O projeto foi reconhecido, chamando a atenção para a importância da preservação e socialização da história de nosso patrimônio cultural, resgatando as identidades múltiplas, dinâmicas, híbridas, ajudando a combater o racismo e atitudes preconceituosas.

Confira fotos do Expresso Cultural Ponte Nova


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções