Feng Shui – arte chinesa

O Feng Shui é uma antiga arte chinesa que estuda o comportamento e a manifestação das características energéticas do meio ambiente, baseado no magnetismo terrestre, visando o equilíbrio, a organização e a harmonização dos espaços com os quais o ser humano interage. Assim o Feng Shui atua no sentido de fortalecer as positivas e neutralizar as negativas.
A pronúncia mais usada para Feng Shui, é "fong xuei" e significa literalmente, "vento-água". A energia caminha com o vento e é retida quando encontra a água. Os ditados populares: "Aqui tem bons ventos e boas águas"; "Que bons ventos o traz aqui?" tem sua explicação nas teorias relacionadas com o Feng Shui.
A técnica de harmonização utilizada pelo autêntico Feng Shui, vai muito além do que se utilizar de penduricalhos, tais como: sinos de vento, flautas de bambu, pedaços de papéis com símbolos chineses, espelhos Ba Gua e outros.
O instrumento básico para se trabalhar com o Feng shui é uma bússola. Com ela, podemos medir a direção das contruções e determinar quais são suas potencialidades.


A energia, objeto de estudo do Feng Shui, é denominada pelos chineses de "Chi" ou "Qi" (energia vital), que representa a energia do Universo que permeia todas as coisas. O Chi está presente desde os menores átomos e moléculas até nos maiores planetas e estrelas.. É conhecido também como "Prana", "Força Vital" e "Energia Cósmica".
Segundo os filósofos orientais, o Yin e Yang regem os cinco elementos da natureza: terra, metal, água, madeira e fogo. Eles dizem que a saúde depende da harmonia dessas forças opostas, que geram a energia vital para a vida. Desta forma, baseiam-se nesta teoria para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, orientar o diagnóstico clínico e o tratamento.
        Yin simboliza a face calma e passiva da natureza, enquanto yang representa o lado ativo e enérgico.
        Mesmo que nada seja 100% yin ou 100% yang, todas as coisas contêm quantidades relativas de ambas as energias.

O estudo da essência do Yin e Yang, dos trigramas e dos 64 hexagramas do Yi Jing (I Ching), do relacionamento entre os cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água, entre outros, é a base fundamental para a aplicação das técnicas desenvolvidas pelo Feng Shui.

Devemos ressaltar que o Feng Shui é uma ferramenta de auxílio extremamente eficaz, mas não é responsável por todas as graças ou desgraças que nos atingem. Com a aplicação do Feng Shui, podemos modificar a influência da energia para melhorar a vida das pessoas, através da manipulação dos cinco elementos. Entretanto, o Feng Shui não faz milagres e não altera os acontecimentos de um destino específico necessário para o aprendizado consciencial. Portanto o sucesso da vida de uma pessoa é determinado de acordo com cinco fatores por ordem de importância:

1 – Destino;
2 – Circunstância ou sorte;
3 – Feng Shui
4 – Causa e Efeito (virtude e caráter)
5 – Esforço pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções