Pular para o conteúdo principal

Durban



Durban, também conhecida como Ethekwini, é a maior cidade da província de KwaZulu-Natal e um lugar repleto de diversidade. Ela sediará uma das semifinais da Copa do Mundo da FIFA e, com o seu clima úmido, tem tudo para atrair muitos turistas durante a competição. 

Além de ter o porto mais movimentado da África, Durban também oferece aos visitantes o Mundo Marinho UShaka, o maior parque temático marinho do continente, com um dos cinco maiores aquários do mundo. Já as praias da cidade são ideais para banhos o ano todo, pois a água é aquecida pela corrente de Aghulas e, mesmo durante o inverno, tem uma temperatura média em torno dos 15°C.
Durban também oferece passeios típicos de riquexó com motoristas bem paramentados. No coração da cidade está a "milha dourada", um trecho de quatro quilômetros com praias, calçadões, piscinas e restaurantes. 

A cidade é uma boa base para visitas a dois locais tombados pela UNESCO. O Complexo de Zonas Úmidas de Santa Lúcia possui diversas formações diferentes, como recifes de corais, dunas costeiras, sistemas de lagos, pântanos e zonas úmidas com junco e papiro. Já o Parque Nacional uKhahlamba/Drakensberg tem montanhas azuis espetaculares e a maior concentração de pinturas rupestres ao sul do Saara.

História
Os diversos séculos de história da área estão retratados na arte rupestre encontrada nas cavernas do Parque Nacional uKhahlamba/Drakensberg. As pedras contam a história do povo san, que viveu nas montanhas por quatro milênios. Desde a descoberta das pinturas, o parque foi tombado pela UNESCO. 

A cidade também é um portal para toda a intensidade cultural da nação zulu, que chegou da região dos Grandes Lagos como parte da migração nguni. Os zulus se estabeleceram na área conhecida atualmente como KwaZulu-Natal e participaram de batalhas épicas com líderes que entraram para a história, como o grande estrategista Shaka. 

No dia 25 de dezembro de 1497, o português Vasco da Gama aportou em uma lagoa natural, que viria a ser a atual Durban. Ele pensou que a lagoa fosse um rio, e por isso a batizou de Rio de Natal, mas depois o nome foi corrigido para Porto Natal, que se tornou Durban em 23 de junho de 1835 em homenagem ao governador do Cabo, Sir Benjamin D'Urban. 

Futebol
Em 1882, a cidade foi sede da primeira liga de futebol da África do Sul, com a participação de quatro clubes: Pietermaritzburg County, Natal Wasps, Durban Alpha e Umgeni Stars. Em 1971, o Zulu Royals foi o primeiro campeão da antiga Liga Nacional de Futebol Profissional. 

Após a união das principais ligas, Bush Bucks e Manning Rangers conseguiram levar o título sul-africano. Durban City e Durban United, duas equipes já extintas, também tiveram várias conquistas nacionais. Os títulos ficaram menos freqüentes nos últimos anos, e atualmente Durban só tem dois times na divisão principal sul-africana: Golden Arrows e Maritzburg United. 

Durban é a cidade natal do ex-goleiro da seleção do Zimbábue Bruce Grobbelaar, que, pelo Liverpool, incluiu o seu nome na lista dos raros jogadores africanos que conquistaram o Campeonato Europeu, atual Liga dos Campeões da UEFA. A cidade também revelou outros jogadores talentosos como Sibusiso Zuma, Siyabonga Nomvete e Delron Buckley. 

Bem antes de sediar o sorteio das eliminatórias para a África do Sul 2010, Durban ficou internacionalmente conhecida por abrigar jogos da fase de grupos, das quartas-de-final e das semifinais da Copa das Nações Africanas de 1996. A cidade também recebeu em 2003 a partida entre África do Sul e Inglaterra, que terminou 2 a 0 para os ingleses e ajudou a lançar a candidatura do país à Copa do Mundo da FIFA 2010. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções