Fonseca - uma história de emoções

Mais uma história de Bandeirantes!!!
Ontem aprendi um pouco da História de Fonseca - Distrito de Alvinópolis - MG.


 Em 1660 Fernão Dias Paes e seu genro Borba Gato à procura de ouro e pedras preciosas, construíram um acampamento de aproximadamente 20 pessoas. À distância desse acampamento existia a MATA ESCURA com três fontes; no decorrer dos tempos uma secou. Os moradores primevos começaram a chamá-la de FONTE SECA. Posteriormente, em 1810, construíram uma ponte sobre o rio, e deram o nome de ARRAIAL DA PONTE SECA. O mais emocionante é escutar esta história  na voz  do Sr. José Alves Patrício. Apreciem:



Os primeiros moradores foram Ana Victória da Anunciação, seu esposo José Vieira dos Anjos e a filha Maria Thereza de Jesus; também viveu naquela área Miguel do Campo Lázaro;  Luís e Mãe Catirina (escravos de João Mariano Cotta em 1790).
Em 1882 foi criado o 1º Cartório do Escrivão Inácio Fraga. Com a emancipação e a criação de Alvinópolis em 1892, passou a ser distrito. Hoje, segundo consta há aproximadamente 7.000 habitantes (população urbana e rural), com uma economia de extravismo vegetal, agropecuária, pequena agricultura e comércio.Aqui conheci a história dos primeiros comerciantes Maria de Ramos e Marçal da Costa Lana.

PARÓQUIA

Aprendi  também que os primeiros padres foram Ocurso e Nicolau; primeiro sacristão Joaquim Leite. Ao narrar esta história, Sr. José Alves Patrício nos esclarece que com o crescimento do distrito, por incentivo do Padre Antônio Gonçalves, natural da região, demoliram a primeira capela e iniciou a construção da segunda em 1904 a 1906. Em 1937, a fervorosa fé em Sant"Ana, Antônio Germano Cotta, construiu a torre da capela, mudando a sua estética. 
Senti que estava diante não só de um narrador, mas de um compositor e músico que gentilmente na intimidade de sua cozinha cantava o HINO A SANT"ANA, PADROEIRA DESTA TERRA. A cada 26 de julho os moradores fervorosos exaltam 

SANTA ANA, SANTA ANA,  MÃE DA MÃE DO MEU SENHOR!
SANTA ANA, MÃE DA MÃE DO  REDENTOR!


Às 15: 30 acompanhada do Sr. José Alves Patrício, visitava e contemplava cada detalhe da visita a Igreja de SantAna. Neste momento, voltei à minha terra natal, cuja padroeira é também SANTANA!!!

EM FONSECA ENCONTREI MINHAS RAÍZES

Gentilmente Sr. José Alves conta a história de fazendas e me mostra o primor de um trabalho realizado em 25-08-2008 por Sr. Nilo Gomes Vieira. Em sua pesquisa através dos livros de Catas Altas, documentos encontrados no sótão fazenda CATA PRETA. Ao ler o trabalho do Sr. Nilo encontro um nome que tantas e tantas vezes escutei nas memórias do meu pai  a história do  capitão MANOEL PEDRO COTTA. Transcrevo aqui trechos que escutei de uma voz que jamais posso esquecer....

                                                        

Agradeço ao Sr. Nilo Gomes Vieira por este trechos dos COTTA. Também sou uma COTTA. Neta de Estevam de Oliveira Cotta. Professor e poeta, formado em farmácia e letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Também parente do Cônego professor do Colégio do Caraça Estevão Pedro Cotta, inspiração do nome do meu filho Pedro Estevam.

Veja a Genealogia dos Cotta
Passei perto da fazenda Cata Preta. De longe fotografei e quem sabe um dia, com a licença de seus proprietários poderei conhecer este espaço privatizado.


Ainda quero visitar a FAZENDA DA ALEGRIA citada nesta pesquisa. Foi lá que meu avô viveu quando criança.
Obrigada, obrigada mesmo Sr. José Alves Patrício, Dona Piedade (esposa de Sr. José Alves), Sr. Nilo Gomes Vieira, as minhas alunas que pacientemente me aguardaram enquanto emocionada escutava as preciosidades  deste patrimônio de FONSECA. Obrigada aWanderson, Luciene e Vanilda que participaram de tantas e tantas emoções..........

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso