Senzala

Conjunto dos alojamentos destinados aos escravos/habitação de negros
“A casa dos pretos escravos, ou casa semelhante, muito simples e resistente, telhada ou palhoça”- Morais, português, séc XVIII


Senzala - Debret



A palavra tem origem na África, que significa o mesmo que morada, habitação. Eram uma espécie de alojamento dos escravos brasileiros(durante toda a fase da escravidão século XVI ao XIX). Eram grandes, mas apertadas para a quantidade de pessoas que viviam dentro. Tinham grandes janelas e sempre na frente havia um tipo de tronco, que era usado para enforcar os escravos. Eles ficavam presos lá dentro para evitar fugas.
Os escravos viviam muito muito mal, a cozinha era do lado do “banheiro”, a comida era insuficiente quando comiam, dormiam no chão de pedras. Os homens viviam separados das mulheres e das crinças. As senzalas não tinham suporte pra quantidade de escravos, por isso tinham muitos problemas.
Algumas fazendas ainda tem senzalas, e agora elas são pontos turísticos,

Elementos africanos estão na base da maioria das nossas manifestações culturais, como por exemplo, o modo de falar. A maneira de falar português “do brasileiro” foi transformada pelas pronúncias e gramáticas africanas. Por isto o objetivo deste blog é a publicação de palavras, ou expressões que utilizamos no cotidiano, e que apresentam sua origem associadas às culturas africanas.
Consulte o Afrobrasil


De dentro da senzala escura e lamacenta
Aonde o infeliz
De lágrimas em fel, de ódio se alimenta
Tornando meretriz
A alma que ele tinha, ovante, imaculada
Alegre e sem rancor;
Porém que foi aos poucos sendo transformada
Aos vivos do estertor...
De dentro da senzala
Aonde o crime é rei, e a dor — crânios abala
Em ímpeto ferino;
Não pode sair, não,
Um homem de trabalho, um senso, uma razão...
e sim, um assassino!
Cruz e Souza

Cruz e Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções