A alma e a matéria




Redescubra a base para a transformação: a diferença essencial entre o corpo físico e o espírito não físico


Entrar na dimensão do espírito é um processo muito sutil, principalmente quando a mente está trancada numa visão da realidade que exclui a eternidade. Vejo o mundo não como ele é, mas como eu sou.

ÁTOMO E ATMA

Ao longo da História, os cientistas edificaram muito do conhecimento das leis do Universo físico sobre as bases da teoria atômica. O átomo é tido como o ponto-fonte de energia. Níveis diferentes de energia e vibrações entre os átomos vizinhos dão a aparência de forma, cor e calor. A teoria atômica apareceu originalmente na Grécia e na Índia.
A palavra em português “átomo” veio do grego atomos, que significa piscar de olho, e do latim atomus, que significa indivisível. A palavra grega provavelmente é derivada da palavra hindi atma, que significa “eu” ou “alma” e refere-se à energia consciente do ser humano como um ponto indivisível e indestrutível de luz não-física.

DEFINIÇÕES

A palavra atma tem três significados específicos: eu, o ser vivo e o habitante. Dentro dessa única palavra obtemos um insight dos diferentes aspectos do eu: eu, o ser vivo, sou um habitante desse corpo físico.
A resposta à pergunta “quem sou eu” torna-se clara. Sou uma alma, o ser interno vivo e inteligente. Habito e dou vida ao corpo. O corpo é o meio pelo qual eu, a alma, me expresso e experimento o mundo a minha volta.

A ALMA NÃO É MASCULINA NEM FEMININA

Como uma energia, a alma tem dentro de si qualidades que são tanto masculinas quanto femininas.  Os egípcios da Antiguidade tinham arraigada consciência dessa verdade profunda, mostrada no seguinte trecho de uma conversa encontrada no Livro Egípcio dos Mortos, entre Ísis e seu filho Hórus:
Hórus: Como as almas nascem, masculinas ou femininas?
Ísis: As almas, meu filho Hórus, são iguais por natureza... Não existe ninguém entre elas, seja homem, seja mulher. Essa distinção só existe entre os corpos, e não entre os seres incorpóreos.

SINÔNIMOS DE ALMA
As seguintes palavras e expressões são essencialmente
sinônimos da palavra “alma”: Espírito – Ser – Consciência - Anima/animus - Energia vital – Essência – Eu


ALMA — POSIÇÃO, FORMA E ATRIBUTOS
 A alma tem três funções básicas para desempenhar: dar e manter a vida, expressar e experimentar sua própria vida singular e receber as recompensas ou os frutos das ações passadas desempenhadas em existências anteriores.

POSIÇÃO

Quando olho num espelho, não vejo meu reflexo, mas o de meu corpo. De fato, a alma está olhando através das janelas dos olhos de algum ponto dentro da cabeça. As funções sensitivas são controladas e monitoradas por meio dos sistemas nervoso e hormonal de um ponto específico na área do cérebro que aloja as glândulas do tálamo, hipotálamo, pituitária e pineal. Essa região é conhecida como o assento da alma ou o terceiro olho.  Muitas religiões, filosofias e estudos esotéricos dão grande importância ao terceiro olho ou olho da mente. Os hindus usam um tilak, um ponto vermelho ou pasta de sândalo no centro da testa. Os cristãos também fazem o sinal-da-cruz pondo o polegar nessa região. Os muçulmanos também tocam esse ponto em saudação tradicional. Quando alguém de qualquer cultura faz um erro tolo, intuitivamente leva a mão para o meio da testa. Afinal de contas, não é o corpo que comete o erro, mas o ser pensante que está operando o corpo de um ponto específico. Já que o cérebro é o centro de controle de todos os processos do corpo — metabolismo, os sistemas nervoso, endócrino, imunológico e linfático —, faz sentido que a pessoa interior esteja alojada em algum lugar do cérebro.

FORMA

A alma, é um ponto infinitesimal de luz consciente,   podemos dizer que ela é semelhante a uma estrela em sua aparição. Em meditação profunda, posso perceber a alma como um ponto infinitesimal de luz não física circundada por uma aura de forma oval.

QUALIDADES INATAS DA ALMA
As qualidades inatas da alma são as fundamentais. Elas são tão básicas que constituem o alicerce de todas as virtudes e poderes.
*Paz  *Verdade   *Felicidade   *Amor  *Pureza   *Poder   *Equilíbrio
Elas são como as cores primárias, e as virtudes são as secundárias. Assim como o verde é feito do azul mais o amarelo, as virtudes, como paciência, tolerância, coragem, doçura, e assim por diante, são a combinação dessas qualidades básicas. Alguns exemplos:
  Paciência — paz, amor e poder
  Coragem — poder e verdade
  Discernimento — verdade, paz e equilíbrio

Extraído de Caminhos para uma Consciência mais Elevada, de Ken O’Donnell, publicado pela Brahma Kumaris Information Services Ltd, (www.bkpublications.com) e pela Editora Brahma Kumaris (http://www.editorabk.org.br).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções