Pesquisa de campo - Fazenda Vau-Açu




Segundo o historiador Brant, documentos indicam que, em abril de 1768, o padre João do Monte de Medeiros já havia instalado sua Fazenda do Vau-Açu, dotando-a de uma "Casa Sede", uma senzala, um depósito e um curral de porcos.
Essa "casa sede", uma das primeiras edificações de toda região, existe ainda hoje, servindo de sede à propriedade denominada Fazenda Vau-Açu ou Usina Santa Helena, no Km 07 da rodovia que liga Ponte Nova a Viçosa.
Como o Padre João do Monte de Medeiros haviam vindo também sua mãe, D. Maria da Costa Camargo, e sua irmã Catharina do Monte. Ambas eram portadoras de cartas de sesmaria e, apesar de viúvas, conseguiram formar, com arrojo e dedicação, as Fazendas Santa Rita e Mata-Cães, respectivamente.


Capela Santa Helena

Usina Santa Helena


Lateral da Fazenda Santa Helena


Fotos documento da Fazenda Santa Helena

Varanda

Vista da varanda


A Fazenda do Vau-Açu tornou-se, em pouco tempo, próspera e rica, passando a ser citada como exemplo de desenvolvimento da região.  Procurando fazer uma pesquisa de campo nesta fazenda, as professoras Ana Luiza, Maria Rita, Eunice  e alunos do 2º ano da Escola Estadual Prof. Antonio Gonçalves Lanna de  Ponte Nova.  entrevistam Sr. Sérgio, atual herdeiro que nos conta  outros momentos históricos .


                                           Sr. Sérgio é o narrador de outros momentos da História
                                           da Usina Santa  Helena.
                                          História Oral - outra metodologia de aprender história


Alunos do Estadual - Ponte Nova  pesquisa de campo na
Fazenda Vau-Açu, também conhecida como Santa Helena




Comentários

  1. É um prazer poder contruibuir na preservação da memória do patrimônio de nossa cidade que sofre tanto descaso por parte da população. Obrigado pela oportunidade oferecida a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Luiza. Parabéns pelo blog. Muito legal as informações da Fazenda Vau-açu. Como faço para entrar em contato com você? Gostaria de utilizar algumas imagens e textos em uma matéria da Revista Super Fácil. =) Meu Facebook: https://www.facebook.com/michelmfreitas e meu e-mail: michelmfreitas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel, fico feliz em ter gostado deste conteúdo. Venho continuamente despertando em nossa juventude a preservação de nosso patrimônio cultural e o reconhecimento da nossa história. O meu telefone é 96781598.

      Excluir
  3. Oi Ana Luiza
    O local esta aberto para visitas?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Caso ainda queira visitar entre em contato com a Secretaria de Cultura de Ponte Nova, eles tem informações.
      Grata

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções