Escola Centenária - Nossa Senhora Auxiliadora




É no contexto da economia florescente dos cafeiculturores e canavieiros que as autoridades políticas e eclesiásticas enalteciam a Escola da Fé, da Esperança e da Caridade!

Cultura Salesiana

Festas de Formatura

... Pensam que as escolas normaes se destinam a formar exclusivamente professoras. Não; ellas occupam-se tambem da educação e da instrucção secundaria: habilitam para os cursos superiores. Assim entendeo o illustre Ministro do Interior, decidindo que as approvações nestes institutos valem para a admissão nas academias. É mais um voto de animação, é mais um estimulo á instrução das moças mineiras, que já em grande número seguem o curso dos Gymnasios, das Escolas Superiores ...

Senador Dr. Camillo de Britto

Paranympho das Normalistas em 1905

As fotografias constituem um documento iconográfico extraordinário, revelando a datação, local, pessoas, ambiência, elementos estéticos, etc), ajudando a mapear as relações sociais da Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Conseguimos visualizar a capela deslumbrante, apoteóse de flores e luzes ... jovens formandas, garbosas, simpáticas e lindas, levadas pelos braços amigos de seus gentis e elegantes pais, trazendo, na expressão, uma explosão triunfal de uma imensa felicidade e, nos lábios, pareciam que cantavam, hinos de hosanas a esse grandioso dia em que receberiam as honras, glórias e méritos a que fizeram jús pela tenacidade, esforço e persistência com que batalharam para a conquista do grande e maravilhoso ideal: ser professora !

É no contexto de economia florescente dos cafeicultores e canavieiros que as festas de formatura são bastante expressivas da região em que viviam. Autoridades políticas e eclesiásticas enalteciam e escola da fé, da esperança e da caridade:

"Imponente e magestoso, vibra o hymno nacional, saudando em nome da Patria as gentis diplomadas ... Em seguida, as alumnas puzeram de realce, mais uma vez, o seu amor á arte, á música, e á poesia, executando com brilhantismo e fino gosto, o programma do entretenimento musico-literario ... No primeiro intervallo, subiu á tribuna o Exmo. Sr. Dr. Camillo de Britto, paranympho das diplomadas ... O Revmo S. P. Carlos Peretto, dignissimo Inspetor das Casas Salesianas, falou em seguida, dirigindo sua palavra eloquente de apostólica unção, aos Paes de Família e ás educandas ... saudou o Exmo. Sr. Presidente do Senado mineiro, Dr. Antonio Martins Ferreira da Silva, por ter elle sabido com a sua palavra, com a sua prudencia e com o seu prestigio, erguer a Escola Normal, Maria Auxiliadora, a tal ponto, que já agora não lhe fallecem os titulos por ver um Estabelecimento de primeira ordem. Saudou tambem os benfeitores da casa. Embora o Sr. Senador Martins tivesse assentado de não falar (...), num lindo improviso, enalteceu a heroica abnegação das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, que sabem formar a mente e o coração da juventude, á escola da fé, da esperança e da caridade".[1]

A Banda da cidade, "Ceciliana", sempre presente, executando peças como a Brasileira de J. Vasconcellos; Aida de Verdi, Traviata, etc . Na íntegra, as formaturas eram noticiadas e os paraninfos, segundo a mesma, os mais "altos representantes das elites mineira e ponte-novense" (Dr. Afonso Pena Júnior, Dr. Angelo Vieira Martins ... ) e a "sociedade o que há de melhor", realçava o jornal. Os discursos dos paraninfos despertavam para as Ciências Sociais, citando Tocqueville, Platão, Sócrates, Aristóteles ..., em defesa da Pátria, da Educação e da Mulher[2]. Não receber um convite para a Colação de Grau revelava um certo "ciúme" pela Imprensa:

... Realisaram-se, Quinta-feira ultima, na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, os festejos commemorativos da entrega dos diplomas ás normalistas que no corrente anno concluiram o curso naquelle acreditado estabelecimento de ensino. Deixamos de publicar circunstanciada noticia a respeito desses festejos porque a nossa folha não foi honrada com um convite para assistil-os.[3]

Sob o olhar apaixonado do retrato aliado às crônicas dos jornais locais, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora, tinham nas mulheres o seu público-alvo.

Em seu centenário a fotografia já com cor e luz, testemunha não só o feminino, mas a presença de educandos que também buscam a escola superior. Na sutileza feminina, a Irmã Diretora Amélia de Assis Castro, educa o nosso olhar, para que nós mesmos pudéssemos nos mirar nos espelhos da cultura de D. Bosco e Madre Mazzarello.


Visite o museu da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e conheça a riqueza do seu acervo fotográfico




--------------------------------------------------------------------------------


[1] Descrição da festa dos exames e da formatura. In: Anuário da Escola Normal "N. S. Auxiliadora". Ponte Nova, 15 de agosto de 1905, pp. 49-56.

[2] Cf. CORREIO DA SEMANA, novembro de 1929.

[3] GAZETA DE PONTE NOVA. 6 de dezembro de 1925.

http://www.ensanet.com.br/album/InterfaceAlbumImagens.do?id=386

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções