Sermões escolhidos de Padre Antônio Vieira

“Padre Antônio Vieira questiona a razão de nossa existência, a nossa verdadeira fé e a conduta do homem diante das palavras do Santo Evangelho.”

Os cinco principais Sermões de Vieira, a saber: Sermão da Primeira Dominga da Quaresma (ou das Tentações); Sermão de Santo Antônio (ou dos Peixes); Sermão da Sexagésima (ou do Evangelho); Sermão do Bom Ladrão (ou da Audácia); Sermão da Epifânia (ou do Evangelho) compõem o livro Sermões Escolhidos, exigido pelo PASES.

Vieira, discordou da escravidão levantando questões sociais adiantadas para o seu tempo. E, por isso, Padre Vieira incomodou o Vaticano por ser questionado sobre o que estava apregoando e, consequentemente, recebeu conselho para se calar diante dos ditames da Inquisição.

Ora, Vieira tinha a consciência de que o ser humano era livre mesmo atormentado pelo poder da própria Igreja que vivia ao lado o Estado absolutista mandando e desmandando. Jamais poderia ter sido diferente. Afinal, Deus fez o homem seu semelhante e, portanto, escravizá-lo não estava no plano divino. Muito pelo contrário, Cristo pregou a igualdade, a fraternidade, a solidariedade entre todos os cristãos de ontem e de hoje.

Por essas razões, Vieira foi perseguido no dizer do seu biógrafo André de Barros, “Porque era bom; porque era e tinha sido válido; porque era varão único em talentos, raro em sabedoria e porque a todos fazia sombra; e esta foi a culpa das culpas”.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções