“Intervene Now!”


Campanha pretende arrecadar €120 Mi para preservar as evidências físicas do mais conhecido campo de concentração alemão nazista e para promover a tolerância em todo o mundo

Sessenta e seis anos depois da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, ocorrida em 1945, a Fundação Auschwitz-Birkenau anuncia a campanha “Intervene Now!” (“Intervenha Agora!”, em português).  “Intervene Now!” é uma iniciativa para engajar pessoas, organizações e governos ao redor do mundo para proteger e preservar a evidência física e os remanescentes autênticos do campo de concentração e extermínio nazista alemão de Auschwitz-Birkenau e a memória das vítimas e sobreviventes de um dos mais abomináveis crimes de nossa história.

Depois de 66 anos, o campo e sua área, além de milhares de objetos de valor histórico inestimável, enfrentam a acelerada e irreversível deterioração e desgaste natural. A missão da Fundação Auschwitz-Birkenau é criar um Fundo Perpétuo para financiar a preservação do local e salvaguardá-lo para as futuras gerações.

“Os barracões, o arame farpado e as ruínas dos crematórios e das câmeras de gás são os melhores guardiões da memória; por meio de sua presença silenciosa eles asseguram que ninguém jamais pode negar que um dos piores crimes do século XX realmente aconteceu,” diz Wladyslaw Bartoszewski, presidente do conselho da Fundação Auschwitz-Birkenau e antigo prisioneiro do campo. “Ao assegurar a preservação de Auschwitz-Birkenau e ao manter os testemunhos do passado, nós estamos, na verdade, cuidando do futuro.”



“Intervene Now!” é um apelo para pessoas do mundo inteiro tornarem-se associadas da Fundação Auschwitz-Birkenau e ajudarem a preservar as evidências físicas do antigo campo, gerando conhecimento da tragédia a fim de evitar futuros atos de ódio e intolerância. Os associados podem disseminar para amigos e familiares o Manifesto “Intervene Now!” em reconhecimento “ao que aconteceu, ao que acontece e ao que pode acontecer novamente” por meio de peças artísticas e literatura criadas por vítimas e sobreviventes de Auschwitz, disponíveis no web site da campanha “Intervene Now!” (Facebook.com/AuschwitzInterveneNow). 



Dia Mundial em Memória do Holocausto

Em conjunto com o Dia Mundial em Memória do Holocausto, dia 27 de janeiro, o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau sediará uma cerimônia em memória dos 66 anos da libertação dos campos de Auschwitz-Birkenau e em honra às vítimas e sobreviventes. A cerimônia contará com a leitura do Manifesto “Intervene Now!” por um jovem voluntário da Fundação Auschwitz-Birkenau. Expressando seu apoio ao lançamento da campanha, Wladyslaw Bartoszewski, fundador da Fundação Auschwitz-Birkenau e sobrevivente do campo, estará presente e assinará o Manifesto. “Neste momento da história, quando as últimas testemunhas oculares estão nos deixando, a preservação de Auschwitz está se tornando uma responsabilidade realmente compartilhada,” diz Piotr M.A. Cywinski, diretor do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau. 

“Este lugar é necessário para todos nós. Aqui é onde nós podemos melhor entender a tragédia de uma Europa afundada na guerra e no ódio mútuo. Aqui, também, a nova geração pode melhor entender o quanto nós devemos preservar o local para que o future seja diferente.”










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções