Nineteen Eighty-Four

 1984 

RADFORD, Micahel. 1984. [Filme-vídeo]. Escrito e dirigido por Michael Radford, baseado na obra de George Orwell. Londres, Inglaterra, 1984.  110 min. Color.

O mais famoso romance de George Orwell, que deu origem ao filme 1984, foi escrito em 1948. A história se passa no “futuro”, o ano de 1984, na Inglaterra, ou na pista de pouso número 1, parte integrante do megabloco da Oceania, onde os moradores são permanentemente vigiados por teletelas, controlados pelo Grande Irmão(Big brother), que permite vigiar, controlar e oprimir a população. Governo que desenvolve ainda, uma nova língua, que chamam de “novilíngua”, para que possam inclusive controlar as expressões que os desagradam.

Winston Smith é o personagem central, um funcionário do Ministério da Verdade, órgão que controla as notícias, modificando tudo o que foi dito no passado para cumprir os objetivos do partido, no presente. Smith desenvolve sua indiferença pela sociedade tornando-a apreço a uma possível rebelião contra esse sistema.

1984 é um livro que produz  um retrato físico da Inglaterra do pós-guerra, antecipa o terror a que a razão humana pode conduzir se ultrapassados certos limites. 

«O passado não só se modificava, como se modificava continuamente.» É por isso que, como Orwell escreve: «Todos os documentos foram destruídos ou falsificados, todos os livros rescritos, todos os quadros pintados de novo, todas as ruas, estátuas e edifícios rebatizados, as datas alteradas. E este processo avança, dia após dia, minuto após minuto. A História parou. Nada existe exceto um infinito presente em que o Partido tem sempre razão.»

Orwell não se limita a criticar os regimes totalitaristas, como o Nazismo e o Stalinismo. O objetivo por excelência da sua denúncia é o fenômeno do poder na sua máxima amplitude.

Gostei desta  Resenha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções