Eis a transcrição da carta de alforria de Anna, antes do 13 de maio de 1888...



CARTA DE ALFORRIA
Tabelião que o escrevy.

Carta de liberdade de Anna Parda na forma abaixo

Digo esse abaixo assinada Marianna Honoria do Monte

que entre as mais bem que sou Senhora bondosa é bem assim dona Escrava de nome Anna Parda, de idade de três anos pouco mais ou menos filha de minha Escrava Delfina, na qual Escrava muito de minha livre vontade e sem condição alguma dou liberdade do dia do meu falecimento em diante, como se de ventre livre nascesse; nem meus herdeiros ou testamenteiros poderão reclamar esta liberdade; e para assim disfructar o presente titulo que vai somente por mim apresentado. Hoje Fazenda da Boa Vista 18 de janeiro de 1864. Marianna Honoria do Monte. Convicto fis e vi assinar Francisco Lourenço dos Santos Reis. Eu abaixo assinado desisto da condição supra afim de que essa minha beneficiada seja considerada livre de toda e qualquer Escravidão desde o dia de seo Nascimento em diante. E por ser isto verdade mandei pagar este presente em que eu assino. Boa Vista 8 de novembro de 1875. Marianna Honoria do Monte. Nada mais se continha na dita carta que aqui bem efetivamente copiei, e entreguei o original.

Carta de Alforria a escravinha Anna Parda – Boa Vista, 1864.

FONTE: CARTÓRIO AMORA SERVIÇO NOTORIAL DO 1º OFÍCIO, Ponte Nova.


Veja a cópia do documento original 

13 de Maio 

Caetano Veloso

Composição : Caetano Veloso
Dia 13 de maio em Santo Amaro
Na Praça do Mercado
Os pretos celebravam
(Talvez hoje inda o façam)
O fim da escravidão
Da escravidão
O fim da escravidão
Tanta pindoba!
Lembro do aluá
Lembro da maniçoba
Foguetes no ar
Pra saudar Isabel
Ô Isabé
Pra saudar Isabé



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções