São João Nepomuceno


Neste fim de semana tive o prazer de viajar com D. Zélia, Cristina, Luciene e César. Nos desafios encontrados por estas estradas sinuosas e de gente tão diversa aprendemos um pouco de São João Nepomuceno...

Ficamos sabendo que o local foi fundado por volta de 1800 pelo Guarda Mor Furtado em sua fazenda com o nome de Roça Grande, onde ele com mais alguns importantes coroneis e barões deram início à construção da Capela do Rio Novo de baixo, onde atualmente fica a Igreja Matriz. O nome do município foi dado em homenagem ao santo checo Ján Nepomucký, dos quais eram devotos os seus fundadores. Infelizmente não pude adentrar por este espaço sagrado, pois se encontrava fechado.




Ao passear pelas ruas de São João nos chamou a atenção as belas e antigas Igrejas e Capelas, além de imponentes prédios como o prédio da Escola Municipal Cel. José Brás, as antigas Instalações da Fábrica de Tecidos Santa Marta, a Antiga Ferroviária(onde hoje funciona uma biblioteca, uma lanchonete e a rodoviária municipal), entre muitos outros.
Foi muito bom  rever Nilza com todo o seu misticismo, alegria e vontade de abrir as fronteiras culturais através dos cursos de Pós-Graduação e Complementação Pedagógica por esta região.
Com a licença dos escoteiros mirins Henrique e Marcela, lembro de suas falas: “o importante é ter disciplina!”. Passamos ainda por vários lugares ainda não visitados: Piraúba, Guarani e Descoberto. Quem sabe ainda teremos a felicidade de aprofundar mais sobre as Histórias destes municípios da Zona da Mata Mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções