"Trem Azul" - 30 Anos do último show de Elis Regina

Revista Época publica Especial dos 30 anos do último show de Elis Regina. Confira:
Há exatos 30 anos, Elis Regina (1945-1982) subia ao palco pela última vez. Foi com o show Trem Azul, dirigido por Fernando Faro. Elis começou sua carreira cantando, ainda menina, em estações de rádio em Porto Alegre, sua cidade natal. O sucesso veio com “Arrastão”, defendida por Elis no I Festival de Música Popular Brasileira, em 1965. Foi assim, pela televisão, que o Brasil conheceu a voz de Elis, seus gestos firmes e, por vezes, exagerados. Logo em seguida, aos 20 anos de idade, ela passou a comandar um programa, o Fino da Bossa, líder de audiência. Não era só voz. Era imagem. Usava suas expressões e seu corpo para cantar.
Em “Trem Azul” – obviamente não sabendo que esse seria o último show da cantora –, o diretor Fernando Faro transformou Elis novamente em uma estrela de TV. “O azul eram as linhas da TV à noite, na casa das pessoas”, diz Faro. Era como se fechasse um ciclo. Uma carreira. Com essa inspiração, o show alterava momentos de drama, como em “Se eu quiser falar com Deus”, e de pura descontração, como no pout pourri de sucessos da época intercalados como vinhetas de programas de televisão.
A estreia de “Trem Azul” foi em São Paulo, no dia 22 de julho, no Canecão São Paulo. Depois seguiu para Curitiba e Porto Alegre. No final de outubro, chegou ao Rio de Janeiro, onde cumpriu temporada no teatro João Caetano. Em 11 de dezembro de 1981, Elis subiu pela última vez ao palco. Foi para uma única apresentação no Rio Palace (atual Hotel Sofitel, em Copacabana).
Neste especial, ÉPOCA resgata a história dessa temporada por meio de entrevistas, depoimentos, fotos e relíquias do show. Tudo serve para reconstruir “Trem Azul” e entender o momento pelo qual Elis passava na carreira e na sua vida pessoal. Uma homenagem à cantora que, por conta de seu talento e seu legado, resiste ao tempo e ainda é aclamada como uma das maiores cantoras do país. 
Trem Azul - Especial 30 Anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções