O legado que nos deixaram Papa Francisco
- Leonardo Boff escreveu sobre Francisco de Assis e Francisco de Roma: uma
nova primavera na Igreja? Editorial Ideias Mar, Rio 2013
Não é fácil resumir em poucas palavras os pontos relevantes das
intervenções do Papa Francisco no Brasil. Enfatizar alguns com o risco de
perder outro importante.maior legado foi a figura do Papa Francisc o:
um humilde servo da fé, despojado de todos os equipamentos, jogando e deixando
toque, falando a linguagem dos jovens e dizer a verdade com sinceridade. Ele
representou o mais nobre dos líderes, o líder servo não se refere a si mesmo,
mas para os outros com amor e carinho, evocando a esperança ea confiança no
futuro.
No campo político , ele encontrou um país perturbado
pelas manifestações maciças de jovens. Utopia e defendeu seu direito de ser
ouvido. Apresentou uma visão humanista sobre a política, a economia ea
erradicação da pobreza. Ele criticou fortemente um sistema financeiro que
descarta dois pólos: os idosos, porque eles não produzem, e juventude, criando
em nenhum emprego. As pessoas mais velhas não pode passar a sua experiência
e jovens privados para construir o seu futuro. Tal sociedade pode entrar
em colapso.
O tema de ética fundada na dignidade transcendente da
pessoa, era recorrente. Com referência à democracia cunhou a frase "a
humildade social", que é para falar cara a cara, de igual para igual e não
de cima para baixo. Entre indiferença egoísta e violento protesto visa uma
escolha sempre que possível: um diálogo construtivo. Três categorias
voltou novamente para o diálogo como mediação de conflitos, a proximidade com as
pessoas além de todas as burocracias e cultura do jogo. Todo mundo tem
algo para dar e algo a receber. "Hoje ou cultura comprometida com a
reunião ou perder tudo."
No campo religioso era mais proveitoso e direto. Ele
reconheceu que houve "os jovens que perderam a fé na Igreja e até mesmo a
Deus pela inconsistência de muitos cristãos e ministros do evangelho." O
discurso mais grave foi reservado para os bispos latino-americanos e cardeais
(CELAM). Ele reconheceu que a Igreja e incluiu ̶ ̶ está por trás no que
diz respeito à reforma das suas estruturas. E exortou-os não apenas abrir
as portas para todos, mas para sair para o mundo e "periferias
existencial". Ele criticou a "psicologia principesca" de
alguns membros dadas hierarquia. Eles têm que ser pobre por dentro e por
fora. Dois eixos devem estruturar a pastoral: a proximidade com as
pessoas, além das preocupações organizacionais e de reuniões, marcando afeto e
ternura. Mesmo falar do necessário "revolução ternura", que ele
demonstrou ao vivo, pessoalmente. Compreender a Igreja como mãe abraçando,
acariciando e beijando. Os pastores devem cultivar esta atitude para com o
peito fiéis. A Igreja não pode estar controlando, mas gerente de servo e
facilitador. Ele afirma enfaticamente que a posição do pastor não é o
centro, mas a periferia. Esta afirmação é digno de nota: a posição dos
bispos deve ser "na frente para indicar o caminho, ou no meio para
mantê-la unida e neutralizar dissolvida, ou para trás, para evitar que alguém
está perdido" e devem perceber que "o rebanho tem seu próprio cheiro
para encontrar novas maneiras." Além disso, dá centralidade aos
leigos a decidir juntamente com os pastores das estradas da comunidade.
O diálogo com o mundo moderno e diversidade religiosa:
Francis Papa não mostrou medo do mundo moderno; quer trocar e fazer parte de um
movimento profundo de solidariedade para com aqueles privados de alimentos e
educação. Todas as religiões devem trabalhar em conjunto para o benefício
das vítimas. Não importa que o atendimento é prestado por meio de um
cristão, um judeu, um muçulmano ou outro. O que é decisivo é que os pobres
não têm acesso a comida e educação. Sem confissão pode dormir em paz,
enquanto os deserdados deste mundo estão gritando. Aqui é imposta
ecumenismo missão, todos os outros juntos servir.
Para a juventude deu-lhes palavras de encorajamento e
de esperança. Contra a cultura do consumismo e desumanização pediu para
ser "revolucionário" e "rebeldes". Através da janela
do jovem entra no futuro. Restauracionismo criticado por alguns grupos e o
utopismo dos outros. ressaltou hoje:
"Hoje ele é jogado na vida eterna." Sempre convidado para o
entusiasmo, a criatividade, a dar a volta ao mundo espalhando a mensagem de
Jesus generosa e solidária, o Deus que se aproximou e encontrou o homem. celebração
final foi mais de três milhões de pessoas, alegre, festivo, de forma absoluta. Uma
aura de benevolência, paz e felicidade caiu sobre o Rio de Janeiro e do Brasil,
que só poderia ser a irradiação do concurso e fraterno sentimento Papa
Francisco e Divina que conseguiu passar.
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