Massaroca 51 - Ritos de Passagem











Os ritos de passagem marcam
momentos decisivos da vida:  no nascimento,
no casamento e na morte, e pode se dizer que, em cada um desses casos,  se trata sempre de uma iniciação, pois envolve
sempre uma mudança radical de regime ontológico e estatuto social. Quando acaba
de nascer, a criança só dispõe de uma existência física; não é ainda
reconhecida pela família nem recebida pela comunidade. São os ritos realizados
imediatamente após o parto que conferem ao recém nascido o estatuto de “vivo” propriamente
dito; é somente graças a esses ritos que ele se integra à comunidade dos vivos.
Por ocasião do casamento, tem lugar também uma passagem de um grupo sócio-religioso
a outro. O recém casado abandona o grupo dos celibatários para participar,
então, do grupo dos chefes de família. Todo casamento implica uma tensão e um
perigo, desencadeando portanto uma crise; por isso o casamento se efetua por um
rito de passagem. Os gregos chamavam o casamento de télos, consagração, e o
ritual nupcial assemelhava se ao dos mistérios. No que diz respeito à morte, os
ritos são mais complexos, visto que se trata não apenas de um “fenômeno natural”(a
vida, ou a alma, abandonando o corpo), mas também de uma mudança de regime ao
mesmo tempo ontológico e social: o defunto deve enfrentar certas provas que
dizem respeito ao seu próprio destino post mortem, mas deve também ser
reconhecido pela comunidade dos mortos e aceito entre eles. Para certos povos,
só o sepultamento ritual confirma a morte: aquele que não é segundo o costume
não está morto. Além disso, a morte de uma pessoa só é reconhecida como válida
depois da realização das cerimônias funerárias, ou quando a alma do defunto foi
ritualmente conduzida a sua nova morada, no outro mundo, e lá foi aceita pela
comunidade dos mortos.
ELÍADE, Mircea. Sagrado e profano. São Paulo: Martins
Fontes, 1999, p. 50-51

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