Tabus





Os tabus formam um código de imposições que, por nos ditar uma atitude, nos protege de nós mesmos de acordo com o interesse da maioria. Sigmund Freud considerava o tabu uma antiquíssima que tinha como alvo os desejos mais intensos das pessoas. Os tabus não nasceram do desejo de melhorar a moral humana, mas foram causados, em vez disso, medo que os clãs primitivos tinham de desaparecer, de não ter descendência, pelo medo da doença e da morte (...). A origem dos tabus é, antes de mais nada, o medo do perigo: uma série de proibições que impedem que o homem realize atos contrários à sua sobrevivência (...).
A lei do tabu não determina o que se deve fazer, mas o que não se deve fazer (...).
É uma proibição não motivada, nem explicada nem explicável, nem negociável nem discutível (...). É uma lei silenciosa (...), que surge com o objetivo de salvar as pessoas dos perigos que ignoram (...).
Antes de mais nada, trata-se de uma proibição não escrita (...).
Perpétuo ou momentâneo, o tabu assinala a separação entre o sagrado e o terrestre, a criação de um espaço de contato com o invisível e um pacto entre o homem e as forças protetoras superiores.”

BANON, Patrick.Para conhecer melhor os tabus e as proibições. São Paulo: Claro Enigma, 2011, p. 9-12
                                                                              





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bolsas de mandinga

Alinhamento dos Chacras com o Pai Nosso

Fonseca - uma história de emoções